Posted by : Angie Oct 30, 2021


CAPÍTULO 23

Crescimento


Kabu


            Da primeira vez que encontramos Kabu, conhecemos um jovem rapaz, que observa o seu ovo Pokémon a nascer. Um pequeno Magby recém-nascido torna-se no seu Pokémon Inicial e, nesta cena, quero chamar a atenção para o método que era usado para identificar estas criaturas. Livros! Nesta época da história, acredito que o mundo Pokémon ainda não era providenciado de tecnologias, incluindo Pokédex. Então achei que seria interessante explorar essa questão de uma forma sublime. Outro detalhe que também está presente nesta cena é o lado sonhador de Kabu, que deseja alcançar o topo da hierarquia no mundo Pokémon, não é verdade? Chamo também à atenção para o momento em que Regina é mencionada pela primeira vez. Apesar do jovem Kabu desejar que a sua amiga o possa acompanhar na sua viagem, o seu pai rapidamente intercede, afirmando que “não é muito comum jovens raparigas saírem em jornadas Pokémon…”. Ainda bem que os tempos mudaram!

            No segundo momento, passamos alguns anos para a frente, encontrando Kabu de regresso a Lavaridge, depois de concluir a sua jornada por Hoenn. Apesar de não ter alcançado um bom resultado na Hoenn League Conference, o seu pai e os habitantes da aldeia preparam-lhe uma festa surpresa. Entre eles, encontramos Regina. Os dois jovens rapidamente se isolam dos restantes presentes e conversam sobre os acontecimentos passados durante o tempo em que estiveram separados. Apesar de Kabu se sentir triste por não ter realizado os seus sonhos, parece que volta a encontrar algum conforto junto de Regina. No entanto, o afeto que a rapariga sente pelo amigo não é suficiente para o fazer ficar, pois ele já está com a cabeça noutro lugar e aventura, chamada Galar. No final, ambos sentem-se incompreendidos pelo outro, afinal, os dois são muito diferentes. Enquanto Kabu deseja viajar e partir à deriva, conhecendo e experienciando coisas novas, Regina sente-se feliz e confortável na simpática aldeia de Lavaridge, onde sempre viveu.

            Da primeira vez que encontramos Kabu em Galar, ele encontra-se a treinar na Route 3, perto da Galar Mine – o seu local preferido para treinar. Aqui, chamo a atenção para os detalhes da época, sendo que “ao longe, um grande edifício começava a ganhar forma junto de uma longa caverna” – este edifício é a Mineral Factory da atualidade. Sublinho também o momento em que a industrialização é mencionada como motor de desenvolvimento de Galar. Como todos sabem, a revolução industrial teve início na Inglaterra, região onde Galar é inspirada. Então achei que esse fosse um detalhe bem interessante. Usando o primeiro modelo da Pokédex de Galar (concebida pela versão mais jovem da Professora de Magnolia), encontramos então Kabu a capturar Sizzlipede com a ajuda do seu Torkoal.

            Avançando mais um pouco, encontramos Kabu a enfrentar o então Campeão de Galar, o jovem Mustard. Sendo a primeira vez que esta personagem surge na história de Aventuras em Galar, sinto que devo sublinhar algumas das suas características. Sim, ele é especializado em Pokémon Normal-Type, ao contrário do que acontece nos jogos oficiais da franquia. E sim, ele tem um sotaque e uma pronúncia características porque achei que poderia ser um detalhe que lhe desse mais personalidade. Afinal, ele é um dos personagens mais “antigos” no tempo presente. A forma de comunicar foi evoluindo aos poucos, e isso também deve ser representado. Apesar disso, este sotaque também pode ter origem da sua cidade natal. Deixo o mistério no ar. Bom, nesta cena percebemos que a forma de combate de Kabu é bastante efusiva e direta. Tal como ele disse, prefere abrir caminho e usar a energia máxima dos seus Pokémon, sem se preocupar com a forma como isso os possa prejudicar. Portanto, Kabu é um treinador racional e não emocional.

            Alguma vez se questionaram como seria Motostoke antigamente? Foi isso que tentei visualizar nesta cena, onde se percebe que o desenvolvimento da cidade – inclusive o seu famoso segundo piso – se deu graças às inovações tecnológicas e engenheiras. Regina está de visita à cidade, a pedido de Kabu, que revela uma novidade. É o novo Líder de Ginásio de Motostoke, especializado em Fire-Type! Mas calma, que as bombas não terminam por aqui. Apesar da última vez que estiveram juntos ter terminado para o torto, a chama entre os dois jovens continua bem acesa e os dois enrolam-se num fogoso beijo. Kabu admite os seus sentimentos à sua amada e pede-lhe a sua mão, tal como acontecia nos tempos mais antigos, não é? As promessas são feitas e, apesar de não terem os detalhes definidos, os dois pombinhos ficam, finalmente, juntos. Pelo menos, por agora.

            Eu bem avisei. Depois de se perder por amores, Kabu viu-se obrigado a abandonar Galar e o Motostoke Stadium graças ao casamento, que teve lugar em Lavaridge, e à gravidez da sua então esposa. O jovem adulto viu-se obrigado a ajustar a sua vida e então decide ajudar o pai no Lavaridge Gym. Mas rapidamente percebe que não é um trabalho que o realiza profundamente. No entanto, nem tudo é mau, pois a vida de casados corre cada vez melhor. Quando Regina entra em trabalho de parto, Kabu e o seu pai têm uma conversa bem calorosa e o velho relembra o seu filho de que continua presente para o apoiar. Mais tarde, quando os dois homens visitam a então mãe e o mais recente membro da família, conhecem a bebé Flannery. Exatamente! A Líder de Ginásio de Lavaridge da história atual de Aventuras em Hoenn é filha de Kabu! Quem diria? Gostaram desta ligação? Confesso que foi uma ideia que surgiu numa das várias conversas do chat da Aliança. Na altura, achei interessante, mas como ainda estava longe de escrever este capítulo nem liguei muito. Mas quando se aproximou o momento de contar a história de Kabu, pedi a ajuda do Dento e do Shadow e os dois ajudaram-me com toda a vontade. E aqui deixo o meu agradecimento especial!

            Após o nascimento da pequena Flannery, no entanto, a dinâmica familiar altera-se. Uma bebé necessita de bens materiais imensos e um único ordenado de assistente não é capaz de satisfazer as necessidades da família. No entanto, como o destino escreve por linhas tortas, Kabu recebe uma ligação de Galar. Mustard convida o homem a regressar à região e, precisamente, ao posto de Líder de Ginásio de Motostoke. É um convite que Kabu não consegue resistir, por duas razões bastante simples: em primeiro, a família precisa da ajuda monetária para resolver os seus problemas financeiros; em segundo, o sonho do homem, que ficara em stand-by, parece voltar ao seu encontro. E ele não lhe pode voltar a virar costas. Apesar das cruas palavras ditas pelos dois amados, o amor entre os dois não desaparece de um dia para o outro.

            De volta a Galar, depois de anos sucessivos como Líder de Ginásio de Motostoke, Kabu desafia Leon para um combate. Este é um episódio marcante na história do personagem dos games, então decidi adaptá-la para aqui. Apesar de não ser um momento crucial na viragem do personagem, percebemos a sua evolução e crescimento ao longo da vida. A sua forma de combater é diferente. Já não é tão efusiva ou despreocupada com os seus Pokémon. Agora ele entende-os, tal como desejara na primeira cena do capítulo, quando Magby nasceu. Kabu não se preocupa se ganha ou vence. O que ele quer é contar uma história, passar uma mensagem com a ajuda dos seus Pokémon através de uma batalha. E é neste momento que ele admite tudo aquilo por que passou. Sem dúvida, foi uma longa jornada. E quem não se deixar emocionar pelo seu discurso então não merece um Kabu na sua vida!

            No último momento do capítulo, encontramo-nos com o Kabu da atualidade, a lidar com os problemas provocados pela Team Yell com a ajuda de Rose. O Líder de Ginásio relembra a sua família, onde se inspira para encontrar forças. Apesar da conversa entre os dois ser curta, percebe-se que há um mútuo respeito entre ambos e que a Gym Mission de Motostoke foi ajustada para incluir um maior número de desafiantes. Portanto, o que será que podemos esperar para o desafio de Victor, Gloria e Hop?


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2019 Aventuras em Galar - Escrito por Angie - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -