Posted by : Angie Oct 20, 2023


            Wednesday, estreada em 2022 na Netflix, é inspirada no filme de 1991 The Addams Family, criado por Charles Addams. A série de oito episódios foi criada por Alfred Gough e Miles Millar e conta com a participação de Tim Burton na realização. O novo projeto caracteriza-se pelas fortes componentes de mistério e terror, envoltos num coming-of-age com muita comédia satírica à mistura.


            A história coloca Wednesday Addams (Jenna Ortega) no centro da narrativa. Depois de o irmão, Pugsley (Isaac Ordonez), ser alvo de bullying por membros da equipa de natação da escola, Wednesday decide retribuir na mesma moeda, colocando piranhas na piscina, que atacam os alunos. Depois de ser expulsa da instituição, Morticia (Catherine Zeta-Jones) e Gomez (Luis Guzmán), os pais da jovem apática, decidem inscrevê-la na Academia Nevermore, onde os mesmos estudaram.


            Nevermore é a escola para todos aqueles que são colocados de parte pela sociedade. O leque de alunos é composto por grupos específicos, como vampiros, lobisomens e outros monstros com poderes fantásticos. A instituição é gerida pela diretora Larissa Weems (Gwendoline Christie), responsável por conduzir a educação dos alunos com a ajuda da professora Marilyn Thornhill (Christina Ricci - intérprete de Wednesday Addams no filme original de 1991, The Addams Family).



            Enid Sinclair (Emma Myers) é a colega de quarto de Wednesday e ambas não podiam ser mais diferentes. Enquanto Wednesday é apaixonada pela morte, Enid luta contra a própria natureza: tornar-se numa lobisomem. Xavier Thorpe (Percy Hynes White) é um jovem artista que vê as suas criações ganhar vida. Eugene Otinger torna-se amigo da jovem protagonista, ajudando-a durante as suas misteriosas investigações, e Bianca Barclay (Joy Sunday) é a melhor aluna da escola, que vê Wednesday como uma verdadeira rival.


            Jericho é a localidade na qual Nevermore se encontra. Os habitantes da cidade não concordam com a presença dos alunos marginalizados na sua pequena sociedade, mas os jovens não se deixam intimidar pelas ameaças constantes. É em Jericho que Wednesday visita a terapeuta Valerie Kinbott (Riki Lindhome), que a auxilia a lidar com as emoções mais profundas e complexas. Na mesma cidade, a protagonista conhece o jovem Tyler Galpin (Hunter Doohan), com quem começa a desenvolver uma relação mais íntima, apesar de o pai do rapaz, o xerife Donovan Galpin (Jamie McShane), não aprovar a ligação entre os dois adolescentes.


            As visões de Wednesday são fundamentais para interligar os diferentes arcos narrativos da primeira temporada da série. Da descoberta dos seus poderes sobrenaturais aos segredos da família Addams e mortes misteriosas que assombram os populares de Jericho e os alunos de Nevermore, todas as narrativas se sobrepõem, interligando-se na figura central de Wednesday, papel incrivelmente desempenhado por Jenna Ortega.



            A dinâmica familiar que existe entre Wednesday, Morticia, Gomez Pugsley é simplesmente incrível. A peculiaridade desta família permanece única e marcante. Daqui, destacam-se os momentos hilariantes e apaixonantes entre as duas figuras paternais, seja em que circunstância for. A relação entre os dois irmãos também fica marcada pela diferença - enquanto Wednesday não gosta de demonstrar qualquer tipo de emoção ou afeto, o mais novo assume-se como o elemento mais frágil da família, tentando abraçar a irmã sempre que tem oportunidade.


            No entanto, o que distingue verdadeiramente o núcleo familiar de todos os outros é a relação entre mãe e filha. A protagonista começa por se declarar como o oposto total de Morticia, declarando afirmações frias e cruéis no início da história. Porém, o poder de visualizar o futuro é uma marca sobrenatural hereditária e, por isso, torna-se no elemento que inevitavelmente une mãe e filha. O desenvolvimento da relação entre ambas torna-se numa peça chave de toda a temporada.


            As relações que Wednesday desenvolve ao longo dos episódios revelam-se interessantes e curiosas, tendo em conta a personalidade mórbida e apática da personagem. Os momentos entre Wednesday Enid tornam-se inesquecíveis, tendo em conta as distintas personalidades das duas raparigas, criando momentos hilariantes e com frases inesquecíveis.



            Bianca surge como a rival inicial da protagonista, funcionando como uma forma de demonstrar a força e o poder de Wednesday contra todos aqueles que se colocam no seu caminho. Por sua vez, Tyler demonstra um lado mais emocional da jovem enigmática e que, habitualmente, segue a sua linha racional. Os momentos a sós entre as os dois revelavam o constrangimento provocado pelo coração frio de Wednesday, que se torna mais quente com a ajuda do rapaz "normal".


            Nevermore parece ser o local perfeito para o mistério. Competições mortais, passagens enigmáticas e sociedades secretas: todas elas estão presentes na nova realidade de Wednesday. As pistas para solucionar os principais segredos da história são reveladas aos poucos. Em cada episódio são desvendadas novas informações, dando a possibilidade para o público construir as suas próprias teorias. Com um elenco relativamente pequeno e episódios de longa duração, as revelações finais podem tornar-se previsíveis, mas os últimos twists mantêm-se surpreendentes.


            Para além do argumento sólido, Wednesday destaca-se fortemente por todo o ambiente que dá vida à narrativa. Da escola, à cidade e à floresta, todos os locais contribuem para a construção deste universo mágico. A construção dos sets acompanha o nível exímio do guarda roupa, que funciona como uma caracterização das diversas personagens. A iluminação também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da história, encontrando-se presente em todos momentos chave da trama. Da mesma forma, a banda sonora combina pop hits com música clássica que acompanha o crescimento da tensão narrativa. Porém, os mesmos elogios não podem ser tecidos aos efeitos especiais, que por vezes se afastavam do tom realista do novo projeto da Netflix.



            "As emoções são uma vulnerabilidade. Levam a sentimentos que provocam lágrimas. Lágrimas não é comigo". É assim que Wednesday se caracteriza a si mesma. A verdade é que, apesar de ser uma weirdo, a jovem revela interesses mórbidos e inusitados, tornando-a numa personagem singular e inesquecível. As suas características podem aproximá-la do público mais jovem, ou, por outro lado, afastá-la da nova geração.


                                                       Nota: ⭐⭐⭐⭐


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2019 Aventuras em Galar - Escrito por Angie - Powered by Blogger - Designed by CanasOminous -